quinta-feira, 19 de maio de 2011

UMBIGO DO MUNDO

Definição de EGOCENTRISMO
s.m. Estado de espírito do egocêntrico


Definição de EGOCÊNTRICO
adj. Que se refere ao ego, ao eu, considerado como o centro do universo

Definição de EGOÍSMOs.m. Sentimento ou maneira de ser dos indivíduos que só se preocupam com o interesse próprio, com o que lhes diz respeito.


Fonte:
http://www.kinghost.com.br/dicionario

O egoísmo é conseqüência do egocentrismo e o egocêntrico se torna distante de tudo que está em sua volta e, só se preocupa com o que lhe interessa. Diante disso, utiliza o EGO para satisfazer suas necessidades que, ora são superficiais e ora não passam de simples desejos.




O Ego é a soma total dos pensamentos, idéias, sentimentos, lembranças e percepções sensoriais. É a parte mais superficial do indivíduo, a qual, modificada e tornada consciente, tem por funções a comprovação da realidade e a aceitação, mediante seleção e controle, de parte dos desejos e exigências procedentes dos impulsos que emanam do indivíduo. Obedece ao princípio da realidade, ou seja, à necessidade de encontrar objetos que possam satisfazer ao id sem transgredir as exigências do superego. Quando o ego se submete ao id, torna-se imoral e destrutivo; ao se submeter ao superego, enlouquece de desespero, pois viverá numa insatisfação insuportável; se não se submeter ao mundo, será destruído por ele.
O Ego ou o Eu é a consciência, pequena parte da vida psíquica, subtraída aos desejos do Id e à repressão do Superego. Obedece ao principio da realidade, ou seja, á necessidade de encontrar objetos que possam satisfazer ao Id sem transgredir as exigências do Superego.
Fonte: Dados secundários.


Ser egocêntrico às vezes é bom. Anular-se na realidade e, principalmente, fugir das incertas ilusões nos tornam, cada vez mais, capazes de entender as coisas do mundo, da vida e nos elevam a um estado de compaixão (mesmo que as pessoas não entendam isso), ou não. Pobre daquele que era uma pessoa humilde e tornou-se um egocêntrico extremista, longe de tudo e de todos busca o que nem ele mesmo sabe, entende ou quer compreender.
Mas, acredito que todas as pessoas têm seus momentos e, bons dos momentos que são bem aproveitados. Feliz do ser humano que é egocêntrico, entretanto sabe seus limites, mesmo que inconscientemente.
O consciente e o inconsciente andam muito próximos, um depende do outro para que haja um equilíbrio entre o corpo e a mente, entre a realidade e a ilusão, entre o amor e o ódio. Entre as oposições.

O estudo do egocentrismo, egocêntrico e egoísmo ajuda a compreender tantos mistérios da mente humana.

Um comentário: